4 de maio de 2012

Hipotireoidismo



Resolvi fazer um post pra explicar um pouquinho sobre essa disfunção que sofro, na gländula da tireóide, que tantas vezes dificulta a minha perda de peso também...

Bom, o HIPOtireoidismo é responsável por uma baixa ou nenhuma produção de hormônios pela glândula tiróide que é localizada no pescoço, e tem um formato parecido com o de uma borboleta, (por isso a ilustração acima).
Esses hormônios - o T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) liberados pela tireóide- são os responsáveis pelo metabolismo do organismo.
 Entre os muitos sintomas da doença estão a depressão, pele seca, sonolência, prisão de ventre e a retenção de líquido.
O tratamento é a base da ingestão de hormônios sintéticos através de comprimidos para repor a carência deles. E o acompanhamento deve ser regular para regular a dsagem correta desses hormonios confome a necessidade do organismo.

Eu convivo com a doença a mais de 10 anos. Descobri após ter um ganho de peso brusco, na adolescencia, quando tinha uns 14 anos e procurei um endocrinologista. O diagnóstico é feito através de um exame de sangue, onde foi constatada a baixa produção dos hormonios, pela minha glandula da tireóide. Na ocasião comecei a fazer o tratamento com os hormönios, o qual segui por uns 7 a 8 anos.
Nesse período tive uma vida normal, engravidei, fiz o acompanhamento correto - as mulheres com hipotireoidismo devem fazer um acompanhamento médico e dosagem hormonal, pois  estando em uso da medicação em dose correta não há qualquer agravo à saúde, mas quando não tratado ou tratado inadequadamente está associado a complicações como eclâmpsia, crescimento intra-uterino inadequado, parto prematuro, abortamento e a comprometimento intelectual do recém-nascido. Além de claro diminuir a fertilidade.
Mas graças a Deus, tive das gravidez tranquilas, e meus sapecos nasceram saudáveis.

Eis que um tempo depois de ser mãe, o meu médico me liberou do uso do hormonio, por perceber que meu metabolismo estava regulado, e minha glandula estava produzindo sozinha a quantidade necessária dos hormonios. Até hoje não sei se essa decisão foi correta.
Nessa época estava trabalhando muito, tinha uma rotina doida de trabalho súper puxado,saía de casa as 5:30 da manhã e só voltava mais de 20:30 pra casa. Estava com vários problemas profissionais e pessoais, e comecei a engordar novamente. Abusei, a única responsável por esse estado fui eu mesma, qu afogava as mágoas na comida, devido a falta de tempo estava ingerindo alimentos prontos, e nada saudáveis diariamente, não tinha horas suficientes de sono, e o quadro foi só agravando.

Foi aí que caí no conto do "remedinho milagroso". Um tal de Botanical Sliming.

 Dito como natural, passei a tomar a tal cápsula verdinha para emagrecer. E emagreci. Não sentia fome nenhuma, sentia muita sede, o qu me fazia consuimir mais água, ele me deu uma disposição absurda (pois acelera o metabolismo), tive algumas tonturas e náuseas no início mas depois já me senia bem, comecei a ver diferença nas roupas, no corpo, e emagreci. Nem tomei todos os dias, mas mesmo assim vi o ponteir da balança descer uns 8 kg em um período de uns 40 dias.
Até que comecei a me sentir fraca, sonolenta, tive sintomas aparentemente de gripe (muita dor de cabeça, indisposição, febre, dor nas articulações, e uma moleza incrível, que não me dava forças pra querer levantar da cama). O diagnóstico? O tal da disfunção da tireóide enovo!
Minha glandula estava toda dsregulada, estava com os hormonios T3 e T4 baixos e o TSH (que devria estar alto), também estava baixo.

Resumindo a história, passei a fazer novamente o tratamento, e nesse meio tempo já havia engordado mais de 10 kg (entre agosto a dezembro de 2011). Nada me tira da cabeça que o responsável por essa desregulagem da minha tireoide novamente foi devido a ingestão desse medicamento. Portanto meninas, NADA DE ACREDITAR EM FÓRMULAS MÁGICAS!
Tive váras complicações devido a tireoidite (inflamação da tireoide), tive inflamação renal, cistite (infecção urinária), início de depressão, fora os sintomas normais da tireóide que já mensionei ali em cima...

Por tudo isso decidi mudar.
Quano decidi virar a página, saí do meu antigo emprego que era grande responsável pelo meu estresse, optei por cuidar mais de mim, da minha família, e ter uma vida mais saudável.
E cá estou, dia após dia, lutando par ter uma vida melhor, e proporcionar maior qualidade de vida pra minha família.
O emagrcimento é só um dos muitos benefícios que espero alcançar.
E vou conseguir! Conto com o apoio de vocës, sempre!

Beijos, gatinhas!

Kakau.

14 comentários:

Catuxa Mimi disse...

Muito bom saber a tua história, ajuda a compreender-te melhor!
É importante q todos percebam q não existem remédios milagrosos... E pior ainda qd n prescritos por um médico, tenho pena q tivesses q voltar ao teu problema de saúde por causa disso...
Mas tenho a certeza q vais conseguir recuperar!

Muita força!!!
Bjos

Angélica ;D disse...

oie flor
post mt interessante, sempre eh bom estamos antenada sobre isso neh!
Bom o resultado da dieta tah la no blog, de sua opinião!
beeijos flor

Mirela disse...

adorei o post, eu ja tive hipotireoidismo tomei remédio por um tempão , bjus light

Demaquiladas disse...

Nossa muito bom o polst viu?
Muito informativo.
Adorei.
Bjus

Rosana disse...

tem novidade no blog!!!
a cada desabafo um novo selo

bjus

Mel disse...

Amiga que luta hein?
Tireóide não é brincadeira, é preciso estar sempre cuidando mesmo! E esses remédios "milagrosos", atire a primeira pedra quem nunca tentou ou ao menos pensou em tentar.

Graças a Deus hoje vc está bem, com mais qualidade de vida, mais feliz. A tendência é só melhorar, e vc colocar sua vida perfeitinha novamente.

A felicidade precisa ser conquistada dia após dia. ;)

O BEIJO,
E bom final de semana!!!

Larissa Toso disse...

e tem meu apoio amiga! desejo muito sucesso nessa sua luta contra o hipotireoidismo. E tambem vim agradecer suas palavras de apoio lá no blog naquele dia que eu estava pra baixo, obrigada mesmo!
beijos, bom fim de semana

Rosangela Ferreira disse...

Nosssa amiga fiquei parada, com isso, esse seu problema é muito chato, alem de atrapalhar o emagrecimento,as vezes é por isso que vc não desempaca do peso, por causa dos hormonios. eu espero do fundo do coração que vc vai vencer essa luta e vai conseguir emagrecer sem essas porcarias de remédios, eu também já tomei a uns anos atrás mas só me fez mal, tinha insônia, parecia uma doida nem dormia, e ainda o pior foi que depois engordei tudo de novo..
Você vai conseguir tenha fé ...
fica com Deus amiga e bom final de semana

Mel disse...

tchutchuquinhaaaaaaaaa

1 hora da manhã???? isso são horas de uma mãe de família estar acordada? hahaha :P

estava almoçando essa hora. rsrs

ó.. grila com esse negócio de pizza não hein.

mas quero saber dos exercícios.. qnd vai voltar pra academia hein mulher??

O BEIJO!

Cris disse...

Amiga, que barra essa em... Mas luta ai, que sei que a sua força vontade, o fará vencer mais uma vez :D
E esses remedios "naturais" também ja acreditei muito, e pra mim nunca resolveram nada, comprei oleo de coco em capsula, que diziam ser bom, mas acredita que pra mim não mudou nadinha nadinha, nem um sintominha, nem de bom e graças a Deus nem de ruim ne...
Mas vou continuar tomando até acabar o vidrinho, pra não jogar dinheiro fora, mas fui tão confiante, ou meu organismo que não se adpata e essas coisas heheheh
Otima semana amiga
Um beijo

Fofinha disse...

Tenha uma ótima semana...Bjos

Jenni Gama disse...

Tenho absoluta certeza que você vai conseguir,conte sempre comigo.
passa lá no meu blog tem tag pra você responder.bjsss

Luana disse...

Olha, eu descobri meu hipotireoidismo com 14 anos, hoje tenho 26 e nunca parei de tomar. Meu primeiro endócrino disse que é muito raro uma pessoa realmente se curar da doença, o que acontece é que ela sempre oscila, precisando estar mudando as dosagens. Um dia, fio a um medico conhecido por "emagrecer" as mulheres e ele falou que eu e a minha deveríamos parar de tomar pois não tinhamos a doença e o hormônio estava em perfeito estado. Em 2 meses nós estávamos em estado deploravel,fracas, cansadas por nada, perdendo cabelo adoidado e engordamos. Eu voltei a tomar a tomar antiga até a consulta com meu antigo endocrino e ele nos chamou de loucas. Quem sabe aconteceu o mesmo contigo. Meu medico falou que nós duas, infelizmente, tomaremos pro resto da vida, o que vai mudar é a dosagem.

Raiane Sousa disse...

As vezes deve ser por isso que o botanical deve ter deixado assim todo remédio p emagrecer influência na glândula da tireoide e vc n tava fazendo o tratamento deve ser por isso q passava mal, agora falo q seu médico e louco rs geralmente tomamos os hormônios da tireoide p resto da vida eu mesma tenho e ja tomei remédio p emagrecer fazendo tratamento e nunca tive efeitos colaterais.